terça-feira, 8 de junho de 2010

Encontros semanais reúnem interessados em literatura

Na quinta, dia 26, aconteceu uma reunião encabeçada por jovens escritores caxienses, no salão da Academia Caxiense de Letras, com a finalidade de realizar leituras e discussões sobre literatura. Na ocasião, foram lidos poemas de Cecília Meireles, que suscitaram comentários e discussões. Este encontro foi a primeira realização de um projeto que pretende que em todas as quintas sejam organizadas reuniões de cunho artístico e cultural no local.
A ideia surgiu da necessidade percebida pelo grupo, já que as manifestações do gênero na cidade são escassas e nunca possuem continuidade. O evento será realizado semanalmente e será aberto ao público participante ou ouvinte. A cada semana um escritor é escolhido pelos participantes para ser estudado.
Como a maioria dos idealizadores do projeto são escritores ainda sem publicação de livros, no final de cada sessão, serão distribuídos jornais produzidos pelo próprio grupo, formado por Thania Klycia, Stênio França, Júnior Magrafil, Bispo Jr. e Estefânio Silva. O periódico, denominado Jornal Influenza é confeccionado de maneira ainda artesanal, apresenta as produções literárias daqueles que frequentam o evento, contendo textos em prosa ou em verso.
As publicações do Jornal Influenza se estendem a novos participantes. A finalidade do mesmo é divulgar e discutir a produção literária caxiense entre os próprios caxienses, promovendo não só o incentivo para o surgimento de novos escritores e leitores, como também a melhoria na qualidade das produções locais, a partir dos estudos e discussões realizados.
O segundo poeta abordado nas discussões foi Mario Quintana.

 





A terceira edição do evento contou com a presença do poeta ludovicense Paulo Melo Sousa e com a performance poética de Richter Wenzel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário