quinta-feira, 18 de março de 2010

Apenas os corajosos


Emitir uma opinião é algo que requer coragem. Seja uma opinião negativa ou positiva, um posicionamento acerca de determinado assunto sempre possui algum peso. Quem lê ou ouve o que se tem a dizer concorda ou discorda, e disso depende também a aceitação de quem se posiciona.
            É bem mais fácil, mais cômodo e mais apropriado atualmente, guardar as opiniões para si próprio, já que o mundo se tornou tão relativo que cada um pode ter a sua própria “verdade”. No entanto, quando alguém diz ou escreve algo em que fiquem definidos pontos de vista, isso implica um certo comprometimento.
            Na sociedade contemporânea, ao que parece, uma boa parte das pessoas tem medo de se comprometer. Não dizem o que pensam porque isso pode lhes custar alguma justificativa. E essa sensação ao que consta, não atinge só o meio intelectual. As pessoas têm medo até de se comprometer umas com as outras.
            Os relacionamentos afetivos estão cada vez mais descomprometidos. São poucas as pessoas que querem se importar com quem lhes rodeia. As amizades, os amores são efêmeros. Compromisso é algo que ficou apenas para os discursos profissionais.
            São poucos os indivíduos que optam por não olhar o mundo de cima de uma nuvem, vendo tudo por cima sem tentar interferir em nada. Isso demonstra uma certa apatia. É mais confortável estar de fora do que entregar a face para levar as pancadas que lhe são devidas. É bem melhor aceitar tudo do modo como já está. Se eu posso comprar fast-food, no ponto de comer, por que criaria uma receita nova para me alimentar?
            Não digo que seja necessário erguer bandeiras, não tem por que os extremos, todavia quem tiver opiniões importantes, deve se comprometer com elas, mesmo que no futuro mudem de opinião. O que se tem para dizer deve ser dito e se for preciso, pode ser justificado sem parecer um pecado mortal.
            Há quem ache que emitir opiniões seja tarefa muito fácil, mas, ao que tudo indica é algo que ficou apenas para os corajosos, aqueles que são capazes de expor a si mesmos e o que pensam.
Thania Klycia
           
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário