Na última terça, dia 10 de agosto, foi comemorado na Praça Gonçalves Dias o aniversário do poeta que dá nome à praça e que figura como um dos maiores símbolos da nossa cidade. Diante da estátua do literato, foram colados “cartazes” e uma banda tocava algumas músicas. Esta foi a comemoração até o momento em que presenciei, pois não foi possível me deter por mais tempo em evento tão enfadonho.
A cidade de Caxias perde cada vez mais o seu contato com a preservação das tradições. O maior poeta da cidade, reconhecido no Brasil inteiro, foi festejado com uns cartazes de papel chamex e uma banda na praça. O evento sequer foi divulgado. Eu me fiz presente por um mero acaso.
O tempo passa e o que vemos é a superficialidade se alastrar até nos eventos culturais. Ao que parece, os setores responsáveis por preservar e disseminar a cultura na cidade ou são desinformados ou são indiferentes mesmo. Se forem desinformados, pecam porque têm a obrigação de conhecer o sâmbito em que atuam. E se forem indiferentes, estão ocupando o lugar errado.
Caxias é uma cidade que possui grande potencial artístico e cultural, que entretanto está sendo subutilizado. É uma vergonha para todos aqueles que se debruçam sobre o patrimônio imaterial da nossa região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário